terça-feira, 17 de março de 2009

Por que estudar Filosofia?


Os jovens na escola sempre perguntam porque que eles têm que estudar filosofia se isso não irá acrescentar nada de bom nas suas vidas, mas o objetivo de estudar filosofia é de ter uma consciência mais critica.

Estar buscando o sentido da vida e também a pensar observando os dois pontos de uma questão, a filosofia consiste em você estar buscando a verdade e também no desvelar das coisas, no questionamento fundamentado no pensamento racional.

Para quem estuda é filosofia é estar buscando uma mente critica sobre toda a realidade que está a sua volta.

Aprender Filosofia é aprender a olhar o mundo e os fatos com mais cuidado e mais responsabilidade, procurando analisar os seus porquês. Aprender Filosofia é aprender a analisar o comportamento social com mais abrangência, procurando compreender as atitudes das pessoas e dos grupos para poder interferir no momento certo e da forma mais acertada, para alcançar os seus objetivos.

O caminho é simples e prático. Observe a criança, sua natural curiosidade e sua verdadeira criatividade. Embora ela, além de amor, precise de limites para o entendimento das regras sociais e o despertar do necessário instinto da conquista, ela não deveria ser tolhida em sua curiosidade nem em sua criatividade.

Se adotarmos esse modelo para nós mesmos, veremos que os limites são os éticos, que devemos estar sempre dispostos a adotar, mas curiosidade, exercício do questionamento, análise neutra dos fatos e criatividade devem ser incentivadas a cada instante, já que é a única forma de crescermos intelectual e emocionalmente e afastarmos o fantasma da mediocridade.


Pergunta do Filósofo: Qual a importância de estudar Filosofia na vida do indivíduo?

81 comentários:

  1. Professor César - Vamos lá educando praticando a arte de filosofar.

    ResponderExcluir
  2. Breno informática. È importante para avida do ser humano,para acrecentar coisas na vida do individuo e buscar curiosidades e aprender coisas.

    ResponderExcluir
  3. ass;tassani turma:informática

    é importante, pra que nós possamos saber e realidade do mundo em que vivemos. nós somos uma crinça que ñ sabemos totalmente o que está se passando no mundo as vezes pensamos que sabenmos tudo do mundo em que vivemos mais na verdade ñ sabemos nada a filosofia que nos mostra um pouco do mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  4. nome:leonardo curso:imformatica res: para poder desvendares os poderes das mentes humanas
    por esso q e importante estuda filosofia.

    ResponderExcluir
  5. gleilson informática

    o texto é bem legal,pr q insentiva o aluno a estudar filosofia e explica para q serve a filosofia na nossa vida é bom para o corpo e para a alma.afinal um pouco de filosofia ñ mata ninguém.

    ResponderExcluir
  6. SAMIA, INFORMATICA!PARA Á NOSSA VIDA HUMANA, E INTELECTUAL,É APRENDER Á OLHLAR O MUNDO DE OUTRA MANEIRA E AOS FATOS.

    ResponderExcluir
  7. Silvio Infomática O texto (por que estudar Filosofia?) fala do questionamento ao nosso redor, pensamentos curiosidades e porquês. fala também de fatos que acontecem no dia-a-dia ou no passado de uma forma bem clara que você entenda de maneira adequada ao seu raciossinio.

    ResponderExcluir
  8. Aluna:Mila sales Curso:Informática
    É ver e aprender a olhar o mundo de outra forma completamnte diferente e enchergar os fatos com mais responsabilidade.Sendo um cidadão de respeito e com atitudes éticas e morais no seu modo de vida,tendo pensamentos e valores ricos apartir do conhecimento a filosofia.

    ResponderExcluir
  9. maria kelle infomática:a importância da filosofia na vida do indivíduo é busca o sentido da vida e tambem a pensar nos dois pontos da filosofia aprender a analisa o comportamento social com mais abrângencia procurando a compreender as atitudes das pessoas.magna natália informatica.

    ResponderExcluir
  10. Luiza.Informatica

    A Importancia de estudar a filosofia é que ela estuda como nos se comportamos,como nos pensamos sobre ela.Ela ajuda a descobrir a verdade sobre a realidade da filosofia

    ResponderExcluir
  11. wilkson informática

    para q ô ser humano aperfeiçoar sua mente ter uma mente critica sobre toda realidade do dia-a-dia , filosofia éaprender a olhar o mundo e os fatos com mais cuidados e muita responsabilidade.eu acredito q filosofia ñ é só uma matéria comum mais é uma matéria de grande lição de vida .

    ResponderExcluir
  12. ALUNA: Lindaiana da Silva Sales
    CURSO: Informática

    eu acho que é aprender olha o mundo, os fatos que acontecem no nosso di-a-dia,ter mais responsabilidade com os seus deveres, analisar cada vez mais a sociedade,compreender os jeitos das pessoas, até amigos, que é assim que nos vamos alcançar algo na vida.

    ResponderExcluir
  13. a filosofia é importante na vida do individuo para ele ter uma vida critica ou seja uma mente critica para buscar objetivos na vida e analisar com abrangencia o comprotamento social.

    ResponderExcluir
  14. erica>enfomática. E vida Estuda filosofia é estar buscando uma mente critica sobre toda a realidade que está a sua volta. A impotancia filosofia é aprender a analisar o comportamento social com mais abrangência, procurando compreender as atitudes das pessoas e dos grupos para poder interferir no momento certo e da forma mais acertada, para alcançar os seus objetivos...

    ResponderExcluir
  15. turma de informatica
    aluno:antônio rodrigues

    para ter conceitos éticos e morais, que o individul se realise na sociedade e possa ser visto como um cidadão.

    ResponderExcluir
  16. (HENRIQUE IMFORMATICA)E ter uma vida mais critica,passar a observar mais as coisas da vida isso não vai alterar nada na vida do individuo,estudar filosofia analisar os seus porque
    todo mundo além do amor precisa de limites para um bom entendimento ser ético e ter limites para tudo na vida comportamento.Um individuo deve aprender filosofia essa e a questão precisamos ter responsabilidade para que todos aprendem a ser etico

    ResponderExcluir
  17. Andrelly Santos/ INFORMÁTICA
    É muito mais do importante, pois ela analisa a forma de viver do ser humano, com suas ações e ao mesmo tempo quer entender o porque daquela ação. A Filosofia também visa a curiosidade da pessoa, com o objetivo de ver seu limite, em relação à aquela pensamento.

    ResponderExcluir
  18. lucas.Informatica
    a filosofia é a ciéncia de saber como se pensa,como se deve agir e criar mente critica ,sobre toda realidade em sua volta,por isso è um meio de conviver com ela.

    ResponderExcluir
  19. Álef. :informática

    Eu entedie que estuda filosofia e muito importante para nos. Filosofia e critica as coisa que há no nosso dia a dia. Ver as coisa de outra maneira como seria ser eu para-se de estuda filosofia.Eu acho que e muito importante para nos eu gosto.Filosofia e a arte de vive bem.filosofia e sabem escolhe o que e certo.....................................

    ResponderExcluir
  20. Aluna:Maurineide Turma:Informática na verdade filosofia estuda os pensamentos e a razão que ocorre desde o inicio da história humana.eu não faço essa pergunta pra mim,porque eu sei a importância de aprender essa diciplina para a minha vida de cidadã.

    ResponderExcluir
  21. A filosofia tem como objetivo estudar a sociedade em geral.
    nome:Mateus
    informática

    ResponderExcluir
  22. A filosofia é importante como qualquer matéria, estudar filosofia é ter a opinião e consciência critica,busca o sentido da vida, a filosofia é consistir em esta buscando a verdade.
    Turma:Informática
    aluno:felipe carvalho

    ResponderExcluir
  23. O texto acima está expressando que a importância da filosofia é por que está buscando alguma coisa para a nossa vida no futuro,pois a filosofia está no nosso dia-a-dia buscando uma mente critica por toda a relidade que está a sua volta.

    ResponderExcluir
  24. Francisco de Assis/Informática:É importante para que nós tenhamos uma mente mais clara e crítica do que fazemos.

    ResponderExcluir
  25. francisco osglei turma:informática

    Aprender filosofia,é aprendera a
    analisar o comportamento social da sociedade com mais abrangência, procurando compreender as atitudes
    das pessoas no mundo.

    ResponderExcluir
  26. Rafael/informática E importância e ter uma consciência mais critica.

    ResponderExcluir
  27. ALUNA;viviane marques(informática)
    A importãncia da filosofia é que com ela possamos ser mais críticos e buscar o sentido da vida.sabendo ser éticos e olhar o mundo como mais responsabilidade.

    ResponderExcluir
  28. júnior:informática.eu entende que a filosofia é muito importante na vida de qual quer pessoa e que essa pessoa devi a ter filosofia como sentido da vida por que a filosofia da para o endivido uma boa ética,e aprende ater mais educação em meio a sociedade.Por isso que a filosofia tem uma grande importância na vida do indevido,e principalmente na vida do aluno.

    ResponderExcluir
  29. ALUNA:SILVANA CURSO:INFORMÁTICA
    Eu achei muito interessante o texto,a filosofia é muito emportante em nossas vidas como cidadões,ela nos ajuda a olhar o mundo diferente e aprendendo ser ético em suas atitudes no cotidiano de seu dia-a-dia.É concerteza uma nova forma que irei utilizar em minha vida.

    ResponderExcluir
  30. ÉLIDA maria:Informática
    para mim estudar filosofia é uma forma de termos uma consciência crítica compreendendo a realidade que está a nossa volta.

    REGIVANDA:Informática
    a filosofia pra mim fala de tudo um pouco em nossas vidas tudo o que a gente se passa no nosso dia-a dia tem sempre um pouco de filosofia e expressa muito os nossos sentimentos e pensamentos etc

    ResponderExcluir
  31. turma:informática aluno:willanson


    A importância de estudar filosofia é um caso a parte, pois filosofia,é pensar e ver as coisas mais clara, uma luz que deixa ver mais fundo e pensar melhor, filosofia é ter sabedoria, pensamento fértil, coisas que nós temos e devemos acha em si próprio.

    ResponderExcluir
  32. TISSIANE.INFORMATICA.É INPORTANTE. PORQUE NÓS UTILIZAMOS NO NOSSO DIA-A-DIA. É APRENDER A ANALIZAR O MUNDO AO NOSSO REDOR É APRENDER,QUE NA VIDA NÓS PRESIZAMOS DA FILOSOFIA.

    ResponderExcluir
  33. APRENDER FILOSOFIA E APRENDER A ANALISAR O COMPORTAMENTO SOCIAL COM MAIS ABRAGENCIA PROCURANDO COMPREENDER AS ATITUDES DAS PESSOAS E DOS GRUPOS PARA PODER INTERFERIR NO MOMENTO CERTO E DA FORMA MAIS ACERTADA PARA ALCANÇAR OS SEUS OBJETIVOS.

    ResponderExcluir
  34. ALUNA;sueny kelly (informática)
    Aimportãncia da filosofia é aprender como analisar o comportamento social do ser humano,sabendo compreender as atitudes no momento certo e no poder
    dos objetivos.

    ResponderExcluir
  35. Josiane-Enfermagem

    O importante de estudar filosofia é ter um olhar mas critico das coisas e até do preconceito que as vezes temos com as pessoas...E sempre ter um olhar diferente das coisas e não é só parar e pensar e sim analisar as coisas pelo seus lados ruins e bons..,Bom esse que é o objetivo da filosofia na nossa vida e pra que serve.

    ;)JosInHA

    ResponderExcluir
  36. RAFAEL (ENFERMAGEM)

    É nesscesario para a vida do individuo porque aprendemos como a sociedade vide podendo melhorar de acordo com ela,ou seja ter uma visão mais critica de como vivemos.

    ResponderExcluir
  37. Nome:Flávia Curso: Enfermagem

    É importante para conhecermos melhor a vida da sociedade, e para sabermos compreender suas atitudes e emoções.

    ResponderExcluir
  38. Daiane maria e Bruno ENFERMAGEM
    A FILOSOFIA ANALISA O COMPORTAMENTO DO SER HUMANO,O MESMO PROCURA COMPREENDER AS ATITUDES HUMANAS COM OBJTIVO DE VER SEUS LIMITES.

    ResponderExcluir
  39. (Carlos Victor-ENFERMAGEM)
    Para a Pessoa Aprender ser critico e conseguir ver
    as coisas de outro lado nunca aceitar as coisa como elas são.ex:uma cadeira ,a pessoa olha e diz:
    -ah uma cadeira.
    Já se fosse um filosofo dizia:
    -por que isso se chama cadeira ? De que ela é feita ? Serve para que?
    isso diz um filosofo.

    (Ìtala Maria- ENFERMAGEM)
    Ser crítico e muita vezes necessario, e saber com quem falar e qual a hora certa.O poder da filosofia é muito muitos podem ate pensar que nao e preciso mas tudo que ajuda na nossa interaçao social e fundamental. Por isso e super fundamental na vida do ser humano, nada na vida e disnecessario ouseja tudo e proveitoso.

    ResponderExcluir
  40. Aywme (enfermagem)
    Filosofia para mim é importante para poder-mos entender melhor as opiniões da sociedade e sabemos analisar do nosso ponto de vista.

    David (enfermagem)
    Filosofia é sabermos analisar de modo critico nossos problemas na vida cotidiano

    ResponderExcluir
  41. ALUNAS; MARIA J. E KELLY [ENFERMAGEM] filosofia é compreender as atitudes do ser humano para poder analizar por diversos pontos de vista, ajuda ampliar nossos conhecimentos e nossa capacidade de criatividade.

    ResponderExcluir
  42. Aluno;Luiz Fernando(Enfermagem) È importante pra q todos expressem e publique sua opinioes de um modo critico! =]

    ResponderExcluir
  43. Nome: Ilânia Curso: enfermagem

    E importante para compreendermos melhor as pessoas e poder enchergar melhor a visão do mundo.

    ResponderExcluir
  44. Aline (Enfermagem)

    Filosofia...

    È importante para entendemos a sentido da vida e aprender a compreender comportamentos das pessoas e os nossos sentimos e está melhorando nosso cotidiano com as pessoas que nós rodeiam.!

    ResponderExcluir
  45. Estar buscando o sentido da vida e também a pensar observando os dois pontos de uma questão,compreender as atitudes das pessoas e dos grupos para poder interferir no momento certo e da forma mais acertada, para alcançar os seus objetivos.(kelvio
    ,luis ,Turma de Enfermagem)

    ResponderExcluir
  46. Taís.S,aluna de enfermagem
    Luzidete,aluna de enfermagem
    Cara professor paulo...
    Aprender filosofia é muito importante para o nosso cootidiano,pois é com ela que vemos e entendemos como devemos analisar cada situação na qual somos submetidos,aprendemos também a criticarmos de forma possitiva tudo aquilo que ocorre ao nosso redor com a intenção de apremorização possitiva ao "crutiticado".Sem falar que nos ajuda a termos maior entendimento e definição filosoficos em tudas as circustancias.

    ResponderExcluir
  47. Ariádna/Eloisa;ENFERMAGEM:

    *Qual a importância da filosofia na vida do individuo?

    A filosofia é muito importante,pois na nossa vida ela é muita associada.Por isso a filosofia tem como significado:"amigo do saber"é isso que nós faz fazermos filosofar!um beijo bem glandão pala a turma de
    ENFERMAGEM:ariadna e eloisa

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. silvelena(enfermagem)
    para mim a importacia é simples:a filosofia nos abri os olhos para o ser crítico que existe dentro de cada nós.De debater os problemas da sociedade,de entender as pessoas,de aceitar as diferencias.
    O papel pricipal da filosofia é fazer as pessoas a pensarem.E isso é nesessário nos dia de hoje.

    ResponderExcluir
  50. aluno:Romário crso:enfermagen Resposta:Afilofia é muito importati porque é varios pensamentos jutos.

    ResponderExcluir
  51. aluna:JANIELE DHEYNA(ENFERMAGEM)
    Eu acho que estudar a filosofia é mais do que importante;pois sem ela nós não iriamos saber o que é sentimentos e não conseguiriamos entender os mesmos...
    Ela faz parte do nosso dia-a-dia;sem ela nunca iriamos saber analizar o comportamento dos seres humanos e as atitudes dos mesmos.

    ResponderExcluir
  52. dupla:Niula,Jéssica curso;Enfermagem

    resposta:Pq influir muito nas vidas das pessoas,sem um emterdimento de filosofia as pessoas nao tem o conhecimeto do que se trata os certimetos o modor de emteragir melhor nas suas vidas.

    ResponderExcluir
  53. Aluno:Maryo Jorge
    Curso:Tecnico de Enfermagem!

    Qual a importância de estudar Filosofia na vida do indivíduo?
    Primeiramente Aprender Filosofia é ser Critico,é Saber Olhar para a Sociedade de um modo diferente e especifico para saber lhe dá com varias situaçoes na sociedade em si.
    No entanto Filosofia é Estudar O pensamento Humano Ou seja Se dá com varias Diferenças...
    Um Abraço pra galera do curso do Futuro que é o de enfermagem....
    Josiane,Luiz Fernando,Carlos Victor,Duana,Eu Maryo Jorge E a Itala....Galerinha Showwwwwwwwww:)

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Aluna:Leiliane zacarias(enfermagem)
    Para sabermos compreender os outros,nas situacões do dia-a-dia e para aprender a respeitar os espaços do outro.E também para nosso aprendizado.

    ResponderExcluir
  56. LAZIANE,TIAGO(EMFERMAGEM)A FILOSOFIA É MUITO IMPORTANTE APRENDER,SABEMOS A INTRODUZIR PARTES DE FILOSAFO QUE AJUDOU A HUMANEDADE A FAZER GRANDES DESCOBERTAS.

    ResponderExcluir
  57. ass: Carleide (enfermagem)
    nos não sabemos, mais a filosofia tem um grande papel em nossa vida
    nos ajuda a ser um individuo critico e a analisar melhor o comportamento social
    nos auxilia a ter atitudes certas e pensamentos concretos .Ela é um modo de abrir nossos olhos para o mundo.

    ResponderExcluir
  58. Oi professor Paulo césar e também a turma de ENFERMAGEM, aqui é eloisa e ariadna,queremos dizer que a nossa amizade é igual uma BUNDA nem MERDA nos separa!!!ass:ariadena e eloisa

    ResponderExcluir
  59. jose magalhaes.

    a filosofia é importante para a necessidade do indevido apreder os conhecimento.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. francisco valdecio de freitas araujo turma enfermagem


    a filosofia e muito importante e`a necessidade das
    pessoas a aprender os conhecimento o comportamento da sociedade e do ser humano E`

    ResponderExcluir
  62. Aluna:Ramila paiva (Enfermagem)
    A FILOSOFIA e fundamental no aprendizaddos dos jovens pois facilita no modo de agir,pensar,e refletir.pois a filosofia nos ajuda acompreender e analisar o comportamento do ser humano para que possamos nos introsar com os demais jovens.

    ResponderExcluir
  63. Aluna:Maria Duana da silva Sousa. Curso:Enfermagem
    Ter uma opinião mais conceituada de tudo que está oa seu redor, sempre tendo um olhar crítico e responsável, buscando a verdade em todas as suas dimensões para melhor objetividade.

    ResponderExcluir
  64. Francisco (Enfermagem)

    - Filosofia é importante para compreender o sentido da vida,e nos ajudar a não ter preconceitos com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  65. ALUNA:RENARA OLIVEIRA

    ESTUDAR FILOFIA,E TER UMA CONSCIÊCIA MAIS CRITICA,E SABER LIDAR COM CERTAS CITUAÇÔES PARA CHEGAR AO NOSSO OBJETIVO.

    ResponderExcluir
  66. DUPLA:sãmea,Iara CURSO;Enfermagem


    A FILOSOFIA É IMPORTANTE, POIS ELA NOS AJUDA A COMPREENDER AS PESSOAS E NOS FAZ VIAJAR NO PASSADO E CONHECER OS GRANDES FILÓSOFOS E SUAS FILÓSOFIAS,BJOS DA SAMINHA E DA IARINHA PARA TODAS AS COLEGUINHAS DA TURMA DE ENFERMAGEM.

    ResponderExcluir
  67. Carliene (Enfermagem)

    A importancia da filosofia na vida do individuo melhorar a compreender nosso ponto de vista e nosso desempenho na vida social.

    Geane (Enfermagem)
    Ajudar a nós compreender melhor atitudes do cotidiano e ter um olhar critico sobre as coisas.

    ResponderExcluir
  68. Ravena e Leticia
    Curso:Enfermagem

    Aprender filosofia e aprender a conhecer o ser humano compreender suas atitudes entender seus pensamentos esse é o verdadeiro sentido de aprender filosofia.

    ResponderExcluir
  69. elivelton araujo
    sala de turismo
    proº paulo cesar


    é importante, pra que nós possamos saber e realidade do mundo em que vivemos. nós somos uma crinça que ñ sabemos totalmente o que está se passando no mundo as vezes pensamos que sabenmos tudo do mundo em que vivemos mais na verdade ñ sabemos nada a filosofia que nos mostra um pouco do mundo de hoje.
    É ver e aprender a olhar o mundo de outra forma completamnte diferente e enchergar os fatos com mais responsabilidade.Sendo um cidadão de respeito e com atitudes éticas e morais no seu modo de vida,tendo pensamentos e valores ricos apartir do conhecimento a filosofia.

    ResponderExcluir
  70. aluna de turismo;rosalina silva

    pra mim a filosofia e voce querer mais explicaçoes mais logicas e requerer mais conhecimentos.e compreender e olhar o mundo de outra forma.bjs

    ResponderExcluir
  71. A filosofia faz parte da vida de todo mundo.Só pra ter mais ou menos a impressão do que é a filosofia,é só olhar ao seu redor para enxergar que a filosofia faz parte de tudo que nos rodeia,como por exemplo:todas as matérias que nós estudamos envolve a filosofia. Por tanto a filosofia é basicamente a base de tudo.

    ResponderExcluir
  72. Joelma
    turma:TURISMO

    A filosofia faz parte da vida de todo mundo.Só pra ter mais ou menos a impressão do que é a filosofia,é só olhar ao seu redor para enxergar que a filosofia.
    Aprender filosofia e aprender a conhecer o ser humano compreender suas atitudes entender seus pensamentos esse é o verdadeiro sentido de aprender filosofia.

    ResponderExcluir
  73. Rafael (ENFERMAGEM)
    "NÃO DEIXE DE AVANÇAR COM MEDO DE FRACASSAR, POIS O FRACASSO É APENAS UMA PARTE PARA CGEGAR ÃO SUCESSOO"
    UM ABRAÇO PARA TODOS E FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  74. vanessa ingred turma=turismo
    Bom para mim e quando questionamos tudo aquilo que esta a nossa volta e que muitas vezes nao temos resposta

    ResponderExcluir
  75. FRANCISCO DE PAULA- ENFERMAGEM
    A filosofia nos mostra que tudo é para aprender,que tudo na vida são meras coisas que a pessoa
    só aprende filosofando e aprendendo a conviver com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  76. nome=vanessa turma=tirismo
    bom para mim a importância de você aprender a filosofia e que temos a possibilidade de aprender,questionar e refletir de tudo aquilo que esta nossa volta procuramos resposta para fatos inesplicaveis por exemplo por que o amor e um sentimento tão precioso.
    ah!ja ia mim esquecendo eu quero dizer que eu acho você um exelente educador e muito divertido beijoooooooos! da ingred.

    ResponderExcluir
  77. Educando(a):Clara
    Curso:Turismo


    [i]Filosofia...

    Ela nos propociona a capacidade de argumentar
    indagar,refletir e buscar verdades sobre as mais
    variadas questões.
    EX:nosso coração e da nossa mente.

    ResponderExcluir
  78. A filosofia deve ser sempre respeitada e todas devem fazer uso dela

    ResponderExcluir
  79. gostaria de saber se o professor Paulo Cesar tem irmao gemeo Paulo Erick

    ResponderExcluir
  80. Você precisa aprender a escrever melhor, professor. Seu texto está repleto de gerúndios nas locuções verbais.
    Nós, professores de Filosofia, não precisamos ser preciosistas na escrita e na fala, mas temos que cuidar para que os nossos textos e falas sejam coerentes, racionais e claros. E isso, só conseguimos usando a nossa língua na forma escrita culta quando ousamos escrever sobre algo!

    ResponderExcluir